sábado, 14 de março de 2009

A avaliação na Educação Infantil






A avaliação na Educação Infantil

• Observar e compreender o dinamismo presente no desenvolvimento infantil é fundamental para redimensionar o fazer pedagógico. Essa compreensão influenciará diretamente na qualidade da interação dos professores com a infância.

• O conhecimento de uma criança é construído em movimento de idas e vindas, portanto, é fundamental que os professores assumam seu papel de mediadores na ação educativa. Mediadores que realizam intervenções pedagógicas no acompanhamento da ação e do pensamento individualizado infantil.


• Ainda hoje, na prática cotidiana, é comum, não só na Educação Infantil, como nos demais níveis de ensino, os avaliados serem só os alunos. É necessário que a clássica forma de avaliar, buscando “erros” e “culpados", seja substituída por uma dinâmica capaz de trazer elementos de crítica e transformação para o trabalho.


• Nesse processo, todos – professores/recreadores, coordenação pedagógica, direção, equipe de apoio e administrativa, crianças e responsáveis – devem sentir-se comprometidos com o ato avaliativo.


• Para focar o olhar em como se avalia, sugere-se atenção aos pontos abaixo, nos espaços de Educação Infantil:
Análises e discussões periódicas sobre o trabalho pedagógico.Estas ações são realizadas nos encontros periódicos. Elas fornecem elementos importantes para a elaboração e reelaboração do planejamento. Igualmente importante é dar voz à criança. Nesse sentido, a prática de avaliar coletivamente o dia-a-dia escolar, segundo o olhar infantil, traz contribuições fundamentais e surpreendentes para o adulto educador, ao mesmo tempo que sedimenta a crença na concepção de criança cidadã.



Observações e registros sistemáticos.
Os registros podem ser feitos no caderno de planejamento, onde cada professor/recreador registra acontecimentos novos, conquistas e/ou mudanças de seu grupo e de determinadas crianças, dados e situações significativos acerca do trabalho realizado e interpretações sobre as próprias atitudes e sentimentos.


É real que, no dia-a-dia, o professor/recreador não consiga registrar informações sobre todas as crianças do seu grupo, mas é possível que venha a privilegiar três ou quatro crianças de cada vez e, assim, ao final do período, terá observado e feito registro sobre todas as crianças.


Utilização de diversos instrumentos de registro.Para darmos espaço à variada expressão infantil, arquivos contendo planos e materiais referentes aos temas trabalhados, relatórios das crianças e portfólios podem ser utilizados como instrumentos de registro de desenvolvimento.


O professor/recreador deve organizar um dossiê de cada criança, guardando aí seus materiais mais significativos e capazes de exemplificar seu desenvolvimento.


Também durante a vivência de um projeto de trabalho, cada grupo deve ter como meta a produção de um ou mais materiais que organize o conhecimento constituído acerca do assunto explorado.


Assim sendo, o arquivo de temas é o dossiê do projeto realizado pelos grupos de uma mesma instituição.


Construção de um olhar global sobre a criançaA fim de evitar um ponto de vista unilateral sobre cada aluno, é fundamental buscar novos olhares:



- Recolhendo outras visões sobre ela.

- Contrastando a visão dos responsáveis com o que se observa na escola/creche
- Conhecendo o que os responsáveis pensam sobre o que a escola/creche diz.
- Refletindo sobre o que a família pensa em relação aos motivos de a criança comportar-se de determinada forma na escola/creche.

- Ouvindo a família sobre como pensa que poderia auxiliar a criança a avançar em seu desenvolvimento.





Fonte:www.multirio.rj.gov.br/portal/


















AQUI VAI UM EXEMPLO DE AVALIAÇÃO DESCRITIVA











AVALIACÃO DO ----------------TRIMESTRE DE 200_


PROFESSORA:-------------------------



ALUNO:-----------------------------------------------




Conteúdos Trabalhados:




Linguagem oral e escrita: Ampliação do vocabulário: reconto, narração e criação de novas histórias.


Produção de textos coletivos.


Reconhecimento e escrita do nome (próprio e dos colegas) e de palavras contextualizadas.


Atividades envolvendo alfabeto móvel.
Matemática: Aquisição de conceitos que se constituam em elementos fundamentais da matemática e aplicá-los sempre que necessário.


Ler e escrever numerais, associando-os ás quantidades que representam.


Explorar a contagem crescente e decrescente através de brincadeiras.
História e Geografia: Desenvolvimento de sentimento de respeito e amor à família, escola, comunidade e pátria.


Pesquisas brinquedos e brincadeiras de antigamente e feito uma comparação com os de hoje. Folclore brasileiro através de contos, pesquisas e vídeos.
Ciências: Identificação de dia e da noite e das estações do ano.


Observação de fenômenos da natureza.


As Partes do Corpo/Higiene e Saúde/Órgãos do sentido. Alimentação. Plantas/.Animais.



Avaliação da professora:
Neste segundo trimestre, NOME DA CRIANÇA teve um bom desempenho, envolvendo-se com interesse nas atividades propostas.


Continua estabelecendo um relacionamento muito amigável com seus colegas e professores.


É muito atenta em aula e procura ajudar os colegas sempre que possível.


Colabora no fortalecimento da amizade e respeito às regras de convívio na Escola.


Na linguagem oral, consegue se expressar com clareza e seqüência lógica de idéias.


Na linguagem escrita consegue ler e escrever palavras e frases simples.


Na área do pensamento lógico não apresenta dificuldades, realizando com habilidade a adição e subtração.

Na maioria das vezes, sejam na realização das atividades, apresentações e outros, NOME, mostra-se entusiasmada incentivando os colegas a participarem ativamente das atividades propostas por mim ou por seus pares.

Com relação às tarefas escolares de casa continua demonstrando muita responsabilidade e capricho.

É necessário que a família continue incentivando-a, encorajando-a a realizar as atividades e orientando-a no que for necessário.

Da mesma forma, é necessário valorizar as suas conquistas para que ela possa superar suas dificuldades.





sábado, 7 de março de 2009

Educação Infantil



Os seis primeiros anos de vida têm papel fundamental no desenvolvimento global do indivíduo. Neste período o crescimento físico, a aprendizagem da linguagem, a atividade motora, a descoberta social e afetiva, acriatividade, desenvolvem-se com grande rapidez e determinam as aquisições posteriores.

É nesta fase que ocorre o maior desenvolvimento do cérebro da criança, através de exigências, desafios e estímulos oferecidos pelo meio em que vive e pessoas com as quais se relaciona.

Por esta razão, no Instituto Educacional Anjinho Serafim,nossos projetos pedagógicos são desenvolvidos para que as crianças aprendam fazendo, experimentando, descobrindo, investigando, tendo iniciativa.

Sempre respeitando o ritmo de cada uma delas, para que cada etapa seja bem vivenciada. Desde cedo, os professores mantêm uma relação muito verdadeira com seus alunos, conhecendo suas aptidões e dificuldades para tratá-los com o cuidado que merecem. Afinal, os primeiros passos na vida escolar são de extrema importância na caminhada rumo a um futuro de sucesso.

Grade Curricular:

- Afetivo
- Ampliação do universo cultural
- Ampliação do vocabulário
- Ateliê
- Através de músicas
- Autonomia
- Brincadeiras dirigidas
- Comunicação e expressão
- Culinária
- Desenvolvimento dos aspectos cognitivo
- Educação física
- Histórias
- Exercícios
- Horta
- Identidade
- Inglês
- Jogos
- Linguagem oral
- Matemática
- Natureza e sociedade
- Psicomotricidade
- Social
- Socialização
- Técnicas artísticas
- Trabalho pessoal
- recreação com: informática, música, artes, e extracurriculares

Turmas:

Berçário (1 ano e 3 meses à 2 anos)
Mini Maternal (2 anos)
Maternal (3 anos)
1 Etapa (4 anos)
2 Etapa (5 anos)
1 ano do ensino de 9 anos (6 anos)

quinta-feira, 5 de março de 2009